quarta-feira, 30 de agosto de 2017

[A minha Opinião] O leitor do comboio


As capas são, sem dúvida, um convite à leitura de um livro. Esta gritou por mim! É a capa pela qual todo o leitor se apaixona. 

Esta é a minha estreia com Jean-Paul Didierlaurent, autor francês, e, este é também o seu primeiro romance. 

A história narra a vida rotineira de Guylain Vignolles, um homem solteiro, solitário, que leva uma vida monótona, até um dia. O seu trabalho diário é alimentar uma máquina devoradora de livros. Trabalho esse que todos os dias lhe arranca um pedaço de si e desmotiva-o. Sente vergonha de contribuir para a destruição de milhares de livros. Encontra o seu consolo em algumas páginas que salva diariamente, das garras do monstro que destrói os livros. Todos os dias, na viagem que faz de comboio até ao trabalho, lê essas mesmas páginas aos passageiros.

É nesse comboio que diariamente faz a sua viagem, que encontrará uma pen drive, que lhe muda a vida e a transforma. Nessa pen drive está o diário de uma empregada de limpeza, que Guylain não resiste em ler, com esperança de encontrar a pessoa a quem pertence. Este diário, esta leitura, será responsável por uma mudança de rotinas por parte da personagem principal. É ele o catalisador da mudança.

Guylain não é de todo aquela personagem principal comum, que encontramos nos romances. É uma personagem mais sombria, mais triste, desmotivada mas que não deixa de criar uma certa empatia com o leitor. Vivi os seus desgostos e conquistas com emoção.

A escrita de Jean-Paul Didierlaurent é acessível e proporciona ao leitor momentos de inspiração e de humor. Quanto à história é original e bem construída. Ganha por introduzir pequenos trechos de outros livros, tornando assim rica a narrativa. As personagens são também um ponto forte, visto que cada uma delas é singular e foge às normas do que é habito encontrar.

Dizem que os livros mudam vidas. Tenho de concordar. Além de mudarem vidas, dão-lhes cor, esperança, um lugar para ir quando a realidade não agrada. Têm o poder de curar, de motivar e de dar felicidade. Esta história é espelho disso. A vida de Guylain mudou por causa da leitura. A vida de muitos leitores muda por causa dos livros. 

Um livro que recomendo a todos os livrólicos. 

Sem comentários :

Enviar um comentário