quarta-feira, 10 de janeiro de 2018

O Mito da Singularidade de Jean-Gabriel Ganascia - Novidade Temas e Debates


Género: Divulgação científica
Tradução: Artur Lopes Cardoso
Formato: 15 x 23,5 cm
N.o de páginas: 184
Data de lançamento: 12 de janeiro de 2018
PVP: € 15,50
ISBN: 978-989-644-468-6

Sinopse
O momento crítico em que a inteligência artificial prevalecerá sobre a humana designa-se por «Singularidade tecnológica». Faz parte das novas buzzwords da futurologia contemporânea e a sua importância é sublinhada em numerosas previsões de gurus da tecnologia como Ray Kurzweil (chefe de projetos da Google) ou Nick Bostrom (da respeitável Universidade de Oxford). Alguns cientistas e investidores, como Stephen Hawking e Bill Gates, partilham estas perspetivas e manifestam a sua preocupação.
Ameaça à humanidade e/ou promessa de uma «trans-humanidade», este novo milenarismo não para de se expandir. As máquinas irão tornar-se mais inteligentes e mais poderosas do que nós? Estará no nosso futuro uma cibersociedade em que a humanidade será marginalizada? Ou conquistaremos uma forma de imortalidade transferindo o nosso espírito para supercomputadores?
Um livro importante e conciso sobre um tema de grande atualidade por um dos maiores especialistas mundiais em inteligência artificial.

Jean-Gabriel Ganascia é professor na Universidade Pierre-et-Marie-Curie, onde desenvolve investigação sobre inteligência artificial no Laboratório Informático de Paris 6 (LIP6). Preside à Comissão de Ética do Centre national de la recherche scientifique e publicou diversas obras, entre as quais, o precursor L’Âme machine (1990).

Sem comentários :

Enviar um comentário