sexta-feira, 17 de março de 2017

Vencedor do Prémio Livro do Ano Bertrand 2016



«História da Menina Perdida», de Elena Ferrante, é o vencedor do Prémio Livro do Ano Bertrand. Lançado em Portugal, em 2016, pela editora Relógio d’Água, este é o quarto volume de uma coleção que conta a história das amigas Elena e Lila, acompanhando as suas vidas desde a infância, em Nápoles.

Em segundo lugar, encontra-se o livro «Vaticanum» de José Rodrigues dos Santos, editado pela Gradiva, e, em terceiro lugar, “O Evangelho Segundo Lázaro” de Richard Zimler”, de Porto Editora. Seguem-se «Nem Todas as Baleias Voam» de Afonso Cruz, da Companhia das Letras; «Homens Imprudentemente Poéticos» de Valter Hugo Mãe, da Porto Editora; «Uma Terra Chamada Liberdade» de Ken Follett, da Editorial Presença; «Doutor Sono» de Stephen King, da Bertrand Editora; «As Areias do Imperador» de Mia Couto, da Caminho; «Prometo Perder» de Pedro Chagas Freitas, da Marcador; e, finalmente, «Como Vento Selvagem» de Sveva Casati Modignani, da Porto Editora.

“Em dezembro, a Livraria Bertrand lançou o primeiro prémio literário em Portugal atribuído pelos leitores e livreiros para distinguir uma obra em prosa editada em Portugal ao longo de 2016. Temos um longo percurso, desde a fundação da primeira Livraria Bertrand em 1732, na promoção da literatura em Portugal e no estreitamento da relação entre os leitores e os livros. Nesta primeira edição do Prémio do Livro do Ano Bertrand, contámos com cerca de 20.000 votos para aferir o livro preferido dos nossos leitores e livreiros, o que representa uma enorme vontade e interesse por parte de todos aqueles que lidam diariamente com livros e que ganharam voz para reconhecer publicamente os seus livros e autores preferidos”, afirma a representante da Livraria Bertrand.

Sobre o Prémio Livro do Ano Bertrand:

A partir de um convite pessoalmente endereçado pela Livraria Bertrand, todos os leitores e livreiros Bertrand puderam selecionar o seu livro preferido de uma pré-seleção de 50 livros. Esta lista foi elaborada com a participação dos jornalistas José Mário Silva e Anabela Mota Ribeiro, que contribuíram com a seleção de cinco títulos cada. Em janeiro de 2017, ficou disponível a lista dos dez livros finalistas, selecionados pelos leitores e livreiros, para que pudesse ser realizada a votação final.
Para mais informações, p.f. visite http://www.bertrand.pt/premio-livro-do-ano-2016

Sem comentários :

Enviar um comentário