terça-feira, 14 de março de 2017

[A minha Opinião] A Sombra de um Passado


Esta é uma estreia na leitura da jovem autora portuguesa Carina Rosa. Muito já tinha lido e ouvido falar dos seus livros. Tive a sorte de ganhar este livro num passatempo, organizado pela própria autora e fiquei feliz por ter sido a sortuda.

Parti para esta leitura sem quaisquer expectativas. Quando assim é, não me desiludo e só tenho a ganhar com a leitura.

Neste livro atraiu-me logo a sua capa e título, e depois de ler a sua sinopse com mais curiosidade fiquei. 

Posso dizer-vos que a narrativa se centra numa espécie de triângulo amoroso. A personagem principal Clara, sente-se dividida entre o seu passado e o seu presente. Hugo, a paixão avassaladora do passado. Um homem que amou mas que lhe mostrou o lado sombrio e problemático da vida. Santiago, o seu amor do presente. Um homem que a resgatou e mostrou o que deve ser o amor e o seu lado colorido e tranquilo.

A personagem principal Clara, despertou em mim sentimentos contraditórios de amor, ódio. Acho que foi bem construída pela autora, mas houve algo na sua personalidade me desagradou. Conheci a jovem rebelde Clara, que durante a sua adolescência passou por situações familiares difíceis e, talvez por isso, tomou decisões impensadas, pondo em causa todo o seu futuro. Esta fragilidade familiar levou-a ao encontro de Hugo, um homem bonito e sedutor, que a apanha na sua teia, prometendo o que não pode cumprir. Hugo não é uma boa influência na vida de Clara, levando-a por caminhos pouco aconselhados. Mais tarde na sua vida cruza-se com Santiago, que a conquistará aos poucos e lhe mostrará o que é o amor verdadeiro. 

O meu ódio por Clara é que apesar de ser uma mulher forte, decidida, que foi capaz de reconstruir a sua vida do zero, fica cheia de dúvidas em relação ao que sente quando reencontra Hugo. Para uma mulher adulta, toma decisões ingénuas, que a colocam em risco e à sua família. 

Um dos pontos fortes do livro, para mim, é a narrativa conter tantos momentos de diálogo. É algo que me agrada, visto que consigo perceber e conhecer melhor as personagem e a leitura não se torna monótona.  

Gostei desta viagem, que abordou temas sensíveis como a violência doméstica, a descriminação racial, o consumo de drogas, o crime e o abuso sexual. Apesar das temáticas serem um pouco pesadas, não senti esse peso na leitura. 

Não poderia ter escolhido livro melhor para conhecer a escrita da Carina Rosa. Já tenho na pilha de futuras leituras "O Escultor". Espero que surpreenda ainda mais que este primeiro livro. 

Boas leituras!  

Sem comentários :

Enviar um comentário