quarta-feira, 24 de agosto de 2016

[A minha Opinião] Fala-me de um Dia Perfeito


"Olho para ela durante muito tempo. Conheço a vida suficientemente bem para saber que não podemos esperar que as coisas permaneçam imutáveis, por mais que queiramos que isso aconteça. Não conseguimos evitar que as pessoas morram. Não podemos impedi-las de partirem. Também não podemos evitar a nossa partida. Conheço-me o suficientemente bem para saber que ninguém consegue manter-me acordado ou impedir-me de dormir. Tenho de o fazer sozinho. Mas, céus, eu gosto desta miúda." 

"Às vezes, Ultravioleta, as coisas parecem verdadeiras para nós, mesmo que não sejam."

"Fico sentado no carro, à porta da minha casa, durante muito tempo, com medo de quebrar o encanto. Aqui, o ar e Violet estão próximos. Sinto-me envolto no dia de hoje. Adoro: o modo como os seus olhos brilham quando conversamos ou me conta algo que quer muito que eu saiba, a forma como pronuncia as palavras para si mesma quando está a ler, concentrada, e como olha para mim como se fosse a única pessoa no mundo, como se visse o meu íntimo através da carne, dos ossos e de todas as tretas, aquele que nem sequer eu vejo." 

Antes de iniciar esta leitura já tinha lido diversos comentários a respeito deste livro, a indicarem que era maravilhoso, inesquecível, tocante, ternurento. Muitos foram os adjectivos usados para o caracterizar. Nunca quis ler uma opinião completa antes de ler o livro porque não queria começar a leitura com uma ideia concreta já formada. Contei também com o comentário da minha mãe, que o leu antes de mim e disse que era lindo, acrescentando ainda que não tinha gostado do final. Tudo bons motivos para ir à estante e iniciar a leitura. 

Violet e Finch são as personagens centrais da narrativa e são eles que vão narrando, alternadamente, todos os acontecimentos e evoluir da história. É uma excelente forma de agarrar o leitor e conhecer melhor os sentimentos e pensamentos de cada uma das personagens. 

O tema central deste livro é sensível e a autora foi extremamente cuidadosa e inteligente na forma como o abordou. Durante a leitura não senti o peso da temática, nem tão pouco um ambiente excessivamente sombrio. Elogio grandemente a escrita da autora que me proporcionou uma leitura fluída e emocionante.   

Acabei a leitura com o coração apertado. Queria outro final para este livro. Mas como na vida real, as histórias nem sempre terminam com: "E viveram felizes para sempre." Agarrei-me aquela ténue esperança que por um milagre, os factos se alterassem. Não aconteceu. 

"O que percebo agora é que o que é importante não é o que levamos, mas o que deixamos." E Violet e Finch deixaram-me as suas histórias de vida frágeis, corajosas, sombrias. Dois jovens com o coração quebrado foram capazes de amar e dar o seu melhor ao outro. O amor salva? Sim, salva, mas não toda a gente. 

Este é um daqueles livros que se agarra para ler e depois não se consegue parar. Será também um livro que ficará num cantinho especial, no cantinho dos livros favoritos. Aos próximos leitores, preparem-se para uma leitura viciante, comovente, revoltante, sensível, ternurenta. Deixem sair as lágrimas, se for caso disso. Sintam o aperto na garganta e a vontade de bater em alguém, mas acima de tudo, deixem-se conquistar por Violet e Finch.

Boas leituras! 

Sem comentários :

Enviar um comentário