segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

[A minha Opinião] A Modista


A Modista é o romance de estreia da escritora Rosalie Ham. É um livro que retrata bem a sociedade de uma pequena cidade no interior da Austrália. E como o próprio nome do livro indica, também se fala de moda.

Tilly Dunnage é a personagem principal desta narrativa, a nossa talentosa modista. Depois de estar ausente durante longos anos regressa à sua cidade e aos fantasmas do passado. Regressa para cuidar da sua mãe que já não se encontra na melhor das suas capacidades. Molly Louca, mãe de Tily, é uma personagem que já passou por muito na vida, com uma memória frágil e dotada de um humor corrosivo, Tilly terá de lutar novamente contra acontecimentos passados e encontrar alguma paz de espírito no meio de tanta maldade.  

Rosalie Ham ofereceu ao leitor uma história singular, com personagens particularmente estranhas, exuberantes, peculiares. Pessoalmente, só acho que pecou pela quantidade exagerada de personagens. Dei por mim muitas vezes perdida, no meio de tanta gente. São muitas ligações que têm de ser feitas, e muitas vezes acabei perdida. Procurou introduzir o leitor no mundo de uma modista, com todos os seus termos e técnicas. Confesso que os meus conhecimentos de costura e tecidos é nula, mas foi interessante ler algo sobre o assunto. 

Quanto ao cenário onde se desenrola a história, acho que foi bem conseguido pela escritora. Personagens peculiares, merecem um cenário também ele peculiar. Dungatar transparece pouca beleza paisagística, tirando o jardim da nossa Tilly. Este cenário assenta que nem uma luva às personagens, muitas delas mesquinhas, maldosas, rancorosas, vingativas. 

Achei o final da história muito bom. Veio provar que o que se faz de bem e de mal, a vida acaba por devolver. 

Depois de lerem o livro não se esqueças de ver a adaptação cinematográfica. 

Boas leituras e bom filme!

Saiba mais sobre o livro no site da Editorial Presença aqui

Sem comentários :

Enviar um comentário