segunda-feira, 1 de junho de 2015

Rosinha, minha Canoa de José Mauro de Vasconcelos - Divulgação Dinalivro Edições


Páginas 240
Formato 140x210 mm
Preço c/IVA 10,60€
Referência +01020014
ISBN 978-972-8202-26-2

Sinopse
Rosinha, a Canoa, leva Zé Orocó pelas águas do rio Araguaia, nos sertões de Góias, transportando-o por um mundo onde quem manda é a mãe natureza. E o autor conduz-nos para um mundo onde quem manda é a emoção e a sensibilidade, na história do homem simples e incompreendido por uma sociedade que o acusa de ser louco e interna-o num hospício. O livro é um hino de amor e respeito à natureza, contando a trajetória de Zé Orocó, envolvido em "causos", histórias fantásticas e lendas, bem como a sua amizade com uma canoa. José Mauro resgata assim o encontro das coisas singelas e verdadeiras da vida.

José Mauro de Vasconcelos nasceu no Rio de Janeiro, em 1920, no seio de uma família pobre que o criou com muito sol e água. Aos nove anos aprendeu a nadar e a aventurar-se mar adentro protegido por uma canoa, já que a barra de Natal estava sempre repleta de tubarões. Além de grande desportista que chegou a vencer campeonatos de natação e futebol, foi também pescador, professor, bailarino, modelo, empregado de mesa e ator de cinema, teatro e televisão. Com espírito irrequieto, frequentou vários cursos universitários, como Medicina, Desenho, Filosofi a e Direito. O seu método de trabalho era bastante original: escolhia os cenários, mudava-se para lá, estudava-os minuciosamente, demorava dias e dias a pensar, e, quando sentia que o romance já estava a transbordar na imaginação, escrevia-o de rajada.
Inseparável da sua dimensão ética, a literatura constituía para o escritor uma forma de transmitir vivências sobre o bem e o mal, recuperando um sentimento que naquele tempo, tal como hoje, andava esquecido entre os homens: a ternura. Rosinha, minha canoa, As confissões de Frei Abóbora e a obra-prima Meu pé de laranja lima, que irá conhecer mais uma versão no grande ecrã em finais de 2012, contam-se entre os romances consagrados do autor e são um excelente ponto de partida para a leitura de outros títulos publicados pela Melhoramentos / Dinapress.

Sem comentários :

Enviar um comentário