terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Blogues como promotores de Cultura


(imagem: Revista Flames)

Partilho com todos os seguidores e leitores do Manta de Histórias, um artigo que escrevi para o segundo número da Revista Flames. Esta revista está ao encargo de duas meninas, a Mariana e a Roberta. Lançaram-me o desafio de escrever uma reflexão sobre a temática "Blogues como promotores de Cultura. O texto que se segue, é a minha humilde opinião sobre o tema.  
Se quiserem ver o resultado final do artigo, na revista Flames, aqui fica o link: 


Blogues como promotores de Cultura

Confesso que quando o Flamesmr me lançou este desafio fiquei insegura. É uma temática com extrema importância e, não sei se, a minha experiência enquanto administradora de um blogue e leitora serão suficientes para fazer jus ao tema.

Sou uma assídua leitora de inúmeros blogues. Sigo mais atentamente os relacionados com literatura. Não fosse eu uma bloguista que se dedica à sua paixão pelos livros. Tenho um carinho muito especial por música, cinema e teatro e, como tal, gosto de estar sempre informada das novidades. Mais do que ver programas de tv sobre estas temáticas, ler revistas ou jornais, a forma que escolho para estar atualizada são os blogues. Para mim, a leitura diária de que não prescindo.

Na minha opinião, os blogues são de extrema importância para a cultura em Portugal. São, na maioria, espaços livres de censura, diversificados, onde prevalece a opinião espontânea de quem os mantém. Acima de tudo, são projetos que deixam transparecer a paixão pela cultura e pela escrita.

A relação de proximidade que é estabelecida entre blogger e leitor, é outro factor importante. São partilhados gostos e opiniões de forma instantânea e fácil. O leitor encontra do outro lado uma pessoa idêntica a si e não alguém inacessível. O blogger poderá ser visto como aquele amigo a quem pedimos uma opinião sincera sobre um determinado livro, música, filme ou concerto.

Os novos autores, criadores, artistas, veem nos blogues uma porta aberta e de confiança para dar a conhecer os seus trabalhos. Sabem que é um meio eficaz de se darem a conhecer e, também, a forma mais rápida de conseguirem um feedback sincero do seu público.

Os blogues ainda são vistos como o parente pobre da comunicação. A sua influência é menosprezada relativamente a outros meios de comunicação, o que no meu ver é um erro. É claro que existem exceções e há quem acredite na importância dos blogues como promotores de informação e opinião.

Sou suspeita para dizer isto mas, se procuro novos projetos, críticas sinceras e acessíveis, novidades em primeira mão, originalidade e paixão, só nos blogues o vou encontrar.

Porque a grande verdade é que os blogues, directa ou indirectamente, influenciam o que se lê, a música que se ouve, o filme que se vê, o concerto que não se perde, a exposição à qual não se falta.

Sem comentários :

Enviar um comentário