sábado, 8 de novembro de 2014

Vila Algarve de Francisco Duarte Azevedo - Novidade Planeta


Edição/reimpressão: 2014
Páginas: 232
Editor: Editorial Planeta
ISBN: 9789896575793
PVP: 16,95€
Disponível a partir de 12-11-2014

Sinopse
Um homem regressa à cidade onde viveu a sua infância e juventude. A cidade é a mesma, e é outra - chama-se Maputo. Na alterada geografia poucos marcos se mantêm: uma amizade, os fantasmas que lhe povoam a solidão, e a Vila Algarve.
Procurando um lugar incerto na vastíssima cidade, entre o bar do Esperança e a morada do seu desespero, só o amigo de infância, tornado professor e poeta - o narrador desta história - e a sua doce Fathma surgem a Dória como refúgio, família e ninho. De resto, todas as memórias de quem ainda luta pela verdade - como Mavuze - o velho inspector da polícia, convergem para a Vila Algarve, a sede da PIDE na então Lourenço Marques, onde foram interrogados, torturados e mortos muitos opositores ao regime e muitos intelectuais e artistas moçambicanos.
É tempo de confrontar os fantasmas: os próprios e os alheios.

Sobre o autor
É diplomata de carreira, tendo cumprido missões em África e nas Américas. Tem colaboração dispersa na “Página Jovem” do Notícias da Beira (Moçambique), na revista Vértice, nos Cadernos de Literatura da Universidade de Coimbra, nas revistas O Instituto e Gávea-Brown, no Jornal Luso-Americano e noutras publicações. Vila Algarve é o seu segundo romance, depois de O Trompete de Miles Davis (2011), também publicado pela Planeta.

«Na parede lateral interior, do lado direito do bar, havia uma foto de um pórtico situado na entrada principal da Vila Algarve, suspensa e resguardada com uma moldura simples e funcional que o Esperança tinha encomendado a um primo de Inhambane, da família de Lucinda, sua augusta mulher. E na fotografia estava escrito: «Presos na Vila Algarve». 
Excerto

Sem comentários :

Enviar um comentário