terça-feira, 14 de outubro de 2014

Livres e Intocáveis de João Frada - Novidade Clinfontur


Edição/reimpressão: 2014
Editor: Clinfontur

Sinopse
No seu segundo romance, LIVRES E INTOCÁVEIS, o autor conduz-nos para diversos espaços imaginários e, em particular, para Aurora, na Serra da Romana, onde desenvolve, analisa e apresenta, através das suas personagens, de uma forma criativa, extremamente ousada e crítica, algumas vezes mordaz, valores e comportamentos que, em termos sociológicos e culturais, se poderão classificar como radicais e pouco ortodoxos. 
Os rumos da governação e da política, em especial as mazelas sociais que deles resultam, a par de diversas controvérsias vividas num ambiente repleto de mistério e de erotismo, constituem a tónica principal dos diálogos formulados neste livro. Viver, sentir e apreciar a realidade através da ficção é, sem dúvida, uma das formas mais completas e seguras de se poder descobrir um mundo imenso de surpresas e de experiências catárticas fundamentais ao equilíbrio afetivo e psicológico.
Envolvidos na vivência social e política e na privacidade das intensas ligações amorosas dos protagonistas desta obra, os leitores terão, assim, a oportunidade de se alienarem e de aliviarem os seus traumas, revoltas, inquietações e desejos mais íntimos.

João Frada (Mira, 1947), Doutor em Medicina (Ph.D., 1998) pela Faculdade de Medicina de Lisboa (FML). Especialista em Epidemiologia Histórica (História da Medicina), as suas Provas de Doutoramento centraram-se sobre o estudo da «Gripe A (H1N1) de 1918 em Portugal Continental». Licenciado em Medicina (1977), pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, em Ciências Antropológicas e Etnológicas (1981), pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa e em História (1987), pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Fez Provas de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica (1989) em História da Medicina, na FML. Lecionou a disciplina de História da Medicina (1981-2003), apoiou a criação e dirigiu o Núcleo Histórico-Museológico da FML (1995-2003) e ministrou o ensino de Metodologia de Trabalhos Científicos (Introdução à Medicina), na qualidade de Professor convidado (1999-2007), na mesma Faculdade, de onde se retirou por aposentação. Paralelamente à docência na FML e ao exercício de clínica pública no Centro de Saúde de Alcochete (1982-85) e no Serviço de Pediatria do Hospital de Sta. Maria (Lisboa, 1981-83; 1988; 2003-07), colaborou também, na qualidade de Professor convidado, com a Faculdade de Letras de Lisboa, o Instituto de Clínica Geral da Zona Sul – Centro de Saúde de Sete Rios (Lisboa), a Universidade Lusíada (Lisboa), a Escola da Cruz Vermelha Portuguesa (Lisboa), a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (Lisboa), a Universidade Atlântica (Barcarena/Lisboa) e a Universidade da Madeira (Funchal). Docente universitário, médico (exercendo clínica pediátrica), investigador, historiador, conferencista, palestrante, colunista e ensaísta, tem-se dedicado a uma intensa e multiforme atividade literária que, entre artigos e obras nos domínios da Metodologia de Trabalhos Científicos, da Medicina, da História, da Biografia, da Antropologia e Etnografia, da Poesia, do Romance e da Análise Político-Social, conta já com mais de uma centena de títulos publicados.

Sem comentários :

Enviar um comentário