terça-feira, 15 de julho de 2014

Morte Numa Noite de Verão [A minha Opinião]



Depois de uma temporada a ler romances, este policial foi ideal para mudar de ares. Foi sem dúvida uma leitura que me encheu as medidas. Já para não falar da capa e do título do livro, que achei fantásticos. 

É deste género de policial que adoro ler. Não é sanguinário, nem mórbido, nem com descrições chocantes. Enquadra-se bem com os clássicos. Mantém o mistério, o suspense e a surpresa até às últimas páginas. Dei por mim a tentar seguir as pistas que iam surgindo ao longo da leitura, a construir o meu puzzle mental mas o suspeito ia sempre mudando. Isto quer dizer que o autor K. O. Dahl trabalhou muito bem a trama e manteve o leitor agarrado até ao final do livro. 

A personagem principal apresentada, Katrina Bratterud, é bastante rica e cativante, visto ser em torno da qual se desenrola toda a investigação. Toda a sua vida e até os seus segredos são esmiuçados até se encontrar o culpado da sua morte. 

Os inspetores Frolich e Gunnasrstranda são as figuras policiais desta história, mas o leitor pouco fica a conhecer das suas vidas. Conhece bem melhor o feitio dos inspetores e a maneira como encaminham a investigação e muito pouco das suas vidas pessoais. Gostava de ter sabido mais. Dois homens com temperamentos e personalidades diferentes mas que profissionalmente fazem uma dupla imbatível. Gunnasrstranda é o cérebro por trás de toda a investigação, sempre com o apoio imprescindível de Frolich. Os interrogatórios feitos deixam qualquer suspeito a transpirar e com os nervos à flor da pele. 

Todo este puzzle vai sendo construído para manter o mistério, aguçar a curiosidade, estender o leque de suspeitos e lançar a dúvida sobre o motivo do homicídio. Uma coisa é certa, só desvendei o culpado nas últimas páginas do livro e isso é um bom indicador. Quanto ao final da história, poderá não agradar a todos. Confesso que estava à espera de algo diferente. 

Em suma, é um policial que agradará a quem gosta de um bom mistério, e que gosta pouco de descrições chocantes. 

Fiquei fã de K. O. Dahl e espero em breve ver publicado um novo policial da sua autoria. Recomendo a leitura!

Sem comentários :

Enviar um comentário