terça-feira, 13 de maio de 2014

Ninguém me conhece como tu [A minha Opinião]



Os verdadeiros amigos conhecem-nos melhor do que nos conhecemos a nós próprios e estimam-nos mais do que imaginamos...

Se soubesse que ia deixar este mundo mais cedo faria tudo diferente?

Este é já o terceiro livro que leio da autora Anna McPartlin. Desde que li o "Estarás Sempre Comigo", o qual adorei, tornei-me fã da escritora. Já li igualmente o "Sempre que dizemos adeus" (Opinião aqui) e quando soube que a Quinta Essência ia publicar mais um livro seu, sabia que o teria de ler. 

Como em todos os livros da autora, o amor e a amizade, a vida e a morte, são temáticas e problemáticas bem presentes. Neste último romance a amizade e a perda estão bem patentes.

Duas amigas que se separaram por circunstancias da vida e que voltam a encontrar-se, vinte anos depois, devido a um grave acidente.

A narrativa começa com uma viagem ao passado, ao passado onde Eve e Lily são as melhores amigas. Nessa altura estavam separadas e mantém contacto através de cartas. São estas cartas que ao longo da narrativa vão fazer a ponte entre passado e presente. No tempo presente sabemos que estão afastadas uma da outra, que não sabem nada da vida da outra à mais de vinte anos, mas que frequentemente se recordam dessa amizade que ficou lá atrás. 

Gostei da personalidade de Eve e Lily. São duas mulheres fortes, decididas, realizadas profissionalmente. Cada uma delas lutou à sua maneira para alcançar os objectivos de vida a que se propuseram. Mas, qualquer coisa falta nas suas vida, falta aquela amizade sincera, cúmplice, corajosa, que deixaram lá atrás e que terminou sem um adeus, sem uma oportunidade de explicação.

Ao longo da narrativa, a vida ou o destino parece conspirar para que estas duas amigas se voltem a encontrar. Há uma sucessão de acontecimentos que levam a que isto aconteça. Um grave acidente deixa Eve muito mal tratada e esta é internada no hospital onde Lily, sua amiga de infância trabalha. Nada pode impedir este encontro e tudo o que dele poderá resultar. 

Este reencontro trará à memória muitos acontecimentos passados, muitas palavras que ficaram por dizer e trará à tona novamente o imenso amor que estas duas amigas sentem uma pela outra. 

O reencontro destas amigas será o rastilho para todos os conflitos, lutas interiores, conquistas, de Eve e Lily. Esta recuperada amizade trará conforto e segurança aos maus momentos por que passa Eve na sua recuperação e também ajudará Lily a libertar-se de um marido abusador e controlador, e de um casamento que não pode ser salvo. 

Além de Lily e Eve, há mais personagens que nos marcam, Clooney que é irmão de Eve, solteiro, que ama a liberdade e ajudar os outros, mas que não se consegue comprometer com ninguém. Declan é o marido de Lily, um reconhecido médico, mas com sérios problemas emocionais, é controlador, autoritário, abusador, uma personagem que nos faz perder o controle. Paul é um dos amigos de Eve, é compreensivo, muito reservado, e que demorou a encontrar o seu verdadeiro eu. Todas elas contribuem para a riqueza da narrativa, com as suas personalidades, com as suas histórias de vida e com as relações que mantém com as personagens principais. 

Anna McPartlin criou uma história que bem podia ser real, com personagens que tocam o coração do leitor ou fazem sentir uma raiva imensa, com vivências que de alguma forma nos tocam, mas acima de tudo, é uma história que cria emoções. Com a sua escrita simples e inteligente, viajamos pela narrativa sem darmos pelo tempo passar. A autora tem uma forma singular de transformar a perda, a saudade, a tristeza, em algo agradável de se ler. 

Um livro que os fãs de Anna McPartlin não podem perder. Quem ainda não conhece tem aqui uma agradável e emocionante leitura para fazer. 

Boas leituras! 

2 comentários :

  1. Olá :)
    Ainda não conhecia esta autora, mas pelo que li, quer as temáticas quer a sua opinião fazem-me acreditar que iria gostar de ler este livro. :)
    Boas Leituras

    Rosana
    http://bloguinhasparadise.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Rosana,
      fico feliz por ter conquistado a sua curiosidade em relação a autora. Vale a pena conhecer os seus livros. As leituras fazem-se sempre num sopro. O meu livro preferido da autora é Estarás Sempre Comigo, mas vale a pena ler todos os três livros da autora publicados pela Quinta Essência. Boas leituras ;)

      Eliminar