quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

O Rapaz do Caixote de Madeira de Leon Leyson, Marilyn J. Harran, Elisabeth B. Leyson - Novidade Editorial Presença


Título Original: The Boy on the Wooden Box
Tradução: Fátima Andrade
Páginas: 188
Coleção: Diversos Infantis e Juvenis Nº 218
PVP: 10,90€
ISBN: 978-972-23-5184-3

Sinopse
Leon Leyson tinha apenas dez anos quando os nazis invadiram a Polónia em 1939 e a sua família foi forçada a viver no gueto de Cracóvia. Neste seu livro de memórias, Leon começa por nos descrever uma infância feliz, na sua aldeia natal e felizmente para a família, o seu caminho cruzar-se-ia com o de Oskar Schindler que os incluiu na célebre lista dos trabalhadores da sua fábrica. Na altura com apenas 13 anos, Leon era  tão pequeno que tinha de subir para cima de um caixote de madeira para chegar aos comandos das máquinas. Ao longo desta história, que reproduz com autenticidade o ponto de vista de uma criança, Leon Leyson deixa-nos entrever, no meio do horror que todos os dias enfrentavam, a coragem, a astúcia e o amor que foram necessários para poderem sobreviver.

Leon Leyson, de seu verdadeiro nome Leib Lezjon, nasceu a 15 de setembro de 1929, em Narewka , uma cidade a nordeste de Varsóvia. Após a Segunda Guerra Mundial, passou três anos num campo de refugiados perto de Frankfurt, na Alemanha. Partiu para os Estados Unidos em 1949, onde se radicou. Alistou-se no Exército durante a Guerra da Coreia e mais tarde tornou-se professor de artes industriais no ensino secundário em Hunting Park, na Califórnia, profissão que exerceu durante 39 anos. Foi distinguido  pela Universidade Chapman pelo seu trabalho de educador e na sua qualidade de testemunha do Holocausto. Faleceu no início de 2013, um dia depois de entregar o manuscrito final deste livro à editora.

Marilyn J. Harran é fundadora e diretora do Rodgers Center for Holocaust Education na Universidade Chapman, onde é professora catedrática de história e estudos religiosos, dando nomeadamente cursos sobre a Alemanha Nazi e o Holocausto. É autora de numerosas obras e, em 2008, recebeu um importante prémio pelo seu trabalho.

Elisabeth B. Leyson foi casada  durante 47 anos com Leon Leyson, de quem teve dois filhos, sendo avó de seis netos. A sua carreira foi igualmente dedicada ao ensino, reformou-se em 2005 e vive na Califórnia.

Para mais informações sobre o livro consulte o site da Editorial Presença aqui

Sem comentários :

Enviar um comentário