quinta-feira, 20 de junho de 2013

Segredos para um final feliz [A minha Opinião]


Segredos para um final feliz é o mais recente romance de Lucy Dillon. A autora foi distinguida com o prémio Romantic Novel of the Year 2010, com o livro Corações sem dono. 

É o primeiro romance que leio da autora. Encheu-me as medidas e não me desiludiu. 

Lucy Dillon presentei-a o leitor com personagens cativantes e com as quais nos identificamos. Michelle e Anna são as duas personagens principais deste romance e são duas mulheres com personalidades tão distintas uma da outra mas que nos conquistam. Anna é uma apaixonada por livros, sonhadora e uma romantica incurável. Michelle é uma mulher pragmática, controladora e que vive atormentada pelo passado. Uma coisa têm em comum, ambas procuram encontrar o seus próprios finais felizes. 

A escrita da autora é simples e de leitura fácil, com imensos momentos ternos e passagens inspiradoras. No início de cada capitulo somos presenteados com uma opinião de uma personagem da história acerca de um livro. Eis um exemplo: «Em criança sonhava pertencer a' Os Cinco, ao ponto de constantemente inventar "mistérios" só para conseguir resolvê-los - e poder dar ordens à minha irmã relativamente à "investigação".» 

Ao longo de todo o romance o leitor é presenteado com imensas referências de livros e leituras feitas pelos personagens, e de que maneira essas leituras influenciaram as suas infâncias e adolescências. Depois desta leitura vou querer ler alguns dos livros mencionados durante a narrativa. «E que tal a Miss Marple? Seria ótimo se o tempo estivesse agradável. No jardim, com um preto de pãezinhos quentes e um bule de chá... Às voltas com as criaditas e os vigários homicidas de St. Mary Mead. Com a Miss Marple a falar com a Joan Hickson, claro. Tudo very british. Maravilha!»

Adoro um romance que aborda relações familiares, de amor e de amizade. Segredos para um final feliz fala-nos destas temáticas de uma forma realista e verdadeira. Acima de tudo esta é uma história que nos incentiva a seguir os nossos sonhos e não ter medo de recomeços. Cada uma das personagens luta pelo seu final feliz e querem acreditar que os finais felizes não acontecem só nos livros. 

Foi sem dúvida uma leitura inspiradora. A grande paixão pelos livros está bem presente. A grande mensagem do livro para mim é que os finais felizes não acontecem só nos livros, também acontecem na vida real. Lutem por eles! 

Boas leituras! 

Para mais informações sobre o livro Segredos para um final feliz, clique aqui.

Sem comentários :

Enviar um comentário