terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Coração em Segunda Mão [A Minha Opinião]


Este é o primeiro livro que leio de Catherine Ryan Hyde e tenho já vontade de conhecer os restantes livros da escritora.

Os temas abordados neste livro são delicados. Fala-se sobre morte, transplantes e memória celular. Confesso que sobre memória celular não sabia muito mas achei o tema interessante. Aprendi então que as células do nosso corpo têm consciência de si próprias e de pertencerem a um todo. Esta teoria deita por terra a ideia de que o cérebro é o único órgão pensante. 

Neste livro é contada a história da jovem Vida que desde o seu nascimento necessita de um transplante de coração. Vive todos os dias com a ideia de que pode morrer a qualquer momento. Eis que surge um coração novo e a sua vida muda radicalmente.

Ao inicio da história o leitor conhece e lê o diário da jovem Vida e fica a par de todas as suas inquietações, da sua vida familiar e como a própria lida com a sua morte iminente. Noto que a linguagem usada ao inicio do livro é mais simples, visto ser uma jovem inexperiente a contar a sua vida de clausura. Com o avançar da história noto que a linguagem é mais cuidada e reflecte bem os acontecimentos que vão sucedendo.

Houve um amadurecimento da personagem principal, Vida, que deixou de ser a menina ingénua, que necessitava da mãe para tudo. Depois do transplante de coração, Vida vai ganhar coragem e arriscar viver. Torna-se mais madura e consciente de que tem uma nova vida para ser vivida. 

Guardará o nosso coração as nossas memórias? Se o nosso coração fosse transplantado, teria o receptor memórias e sentimentos vividos por nós? Confesso que este tema me levantou muitas questões. Há relatos reais de pessoas transplantadas que ganham os gostos dos dadores. No caso desta história ficcional, Vida lembra-se de momentos vividos pela dadora e ama um homem que nunca antes conheceu. É sem dúvida um tema interessante.

Depois desta leitura terei certamente de ler o seu último livro, Não Deixes que me Levem e o já conhecido Favores em Cadeia, que conta já com uma adaptação cinematográfica. Um filme que vi e adorei.

É sem dúvida uma leitura que recomendo.

Boas leituras!

Para mais informações acerca do livro visitem o site das Publicações Europa-América.




Sem comentários :

Enviar um comentário