domingo, 23 de setembro de 2012

Tarefas Infinitas - Quando a Arte e o Livro se ilimitam - Exposição



LisboaFundação e Museu Calouste Gulbenkian - Avenida de Berna, 45A
20-07-12 a 21-10-12. Terça a domingo das 10h00 às 18h00 .
€4 (c/descontos)



Pensar o livro e a arte e como se articulam. Pensar como se põe à prova. A Fundação Gulbenkian aproxima a Biblioteca ao Museu. Não será a biblioteca uma galeria? E a galeria uma biblioteca?

Comissariada por Paulo Pires do Vale, esta exposição apresenta-se como um ensaio que vai buscar o conceito de Edmond Husserl de "tarefas infinitas", associando-o à relação entre os livros e a arte.

Na exposição não veremos apenas livros, mas também obras de arte onde o livro tem uma presença marcante. O espectador vai ver pinturas, filmes, esculturas, instalações, numa montagem que aproxima, por exemplo, os livros iluminados medievais de obras de arte contemporâneas, ou livros ilustrados do século XVII, de filmes ou livros conceptuais do século XX. "Será isto ainda um livro?" ou "Será isto ainda uma obra de arte?" são as perguntas que ficam no ar.

Artista(s): Amadeo de Souza-Cardoso, Ana Hatherly, Alberto Carneiro, Gordon Matta-Clark, Fernanda Fragateiro, Hugo Canoilas, Jean-Luc Godard, John Latham, José Escada, Lawrence Weiner 


Para mais informações consultar o site: http://www.gulbenkian.pt/index.php?object=160&article_id=3696
                                                          

Sem comentários :

Enviar um comentário