sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Fernando Pessoa – Uma quase-autobiografia, de José Paulo Cavalcanti Filho, Livro do Ano no Brasil.


A Academia Brasileira de Letras (ABL) acaba de distinguir Fernando Pessoa – Uma quase-autobiografia, de José Paulo Cavalcanti Filho, como livro do ano no Brasil.
O prémio, no valor de 75 mil reais, intitula-se José Ermírio de Moraes e foi instituído pela família daquele ex-senador brasileiro e pela empresa Votorantim, em 1995.
Citado pelo sítio da ABL, o académico Marcos Vilaça, ex-presidente da instituição, afirmou: «A Academia hoje reconheceu o trabalho de um pesquisador competente e obstinado. É a mais importante biografia  de Pessoa, desfazendo equívocos de décadas em torno do homem».
Com esta obra, Cavalcanti Filho já havia vencido o Prémio Brasília de Literatura, na categoria Biografia. O livro agora novamente distinguido está ainda nomeado para o famoso Prémio Jabuti, também na categoria de biografia.
Em Portugal, a primeira edição esgotou e a segunda já está nas livrarias.

José Paulo Cavalcanti Filho é  advogado,  ex-Ministro da Justiça do Brasil, consultor do Banco Mundial e da UNESCO. Integra, por nomeação da Presidente do Brasil, Dilma Rousseff, juntamente com outras seis individualidades, a “Comissão da Verdade”, responsável por investigar os crimes da ditadura militar brasileira.


Sem comentários :

Enviar um comentário