domingo, 2 de setembro de 2012

A Delicadeza [A minha Opinião]



Este livro de David Foenkinos é de uma extrema beleza e delicadeza, como o próprio nome do livro.

Desde a sua publicação que senti muita curiosidade na sua leitura. Não sei se pela capa do livro, se pela sinopse ou por ambos.

De leitura compulsiva, é uma história que nos agarra aos primeiros capítulos.

As personagens foram bem construídas e cativam o leitor. Identificamo-nos com algumas delas, com as suas vivência e sentimentos e nalguns momentos queremos também intervir a seu favor. A linguagem é simples e ao mesmo tempo encantadora. Os capítulos são curtos o que permite ao leitor avançar rapidamente na história. As temáticas do amor, da felicidade, da dor e da perda são sempre cativantes ao leitor porque se identifica com elas. A bela paisagem e língua francesa também constroem todo este ambiente delicado presente no livro.

Desta história retiram-se belas lições de vida, que afinal é, tudo o que um leitor procura retirar de um bom livro. Depois de uma grande perda temos de voltar à luta pela nossa vida e felicidade. A felicidade por vezes está onde menos esperamos e procuramos e quando aparece temos de ter coragem para a seguir. E, é claro, o coração tem razões que a razão desconhece.

Um livro que aconselho e que trará bons momentos de leitura, sorrisos ternos e lágrimas de compaixão. Um dos livros que mais gostei de ler este ano.

Boas leituras!

As minhas passagens favoritas

“Na felicidade, há um momento em que se está só, no meio da multidão” Pág. 20
“Cada um lê aquilo que o seu corpo escreve” Pág. 43
“A dor talvez seja isto: um permanente exílio do imediato” Pág. 70
“Nunca deveríamos furtar-nos a uma dor potencial.” Pág. 146
“Mas a verdade é esta: temos sempre cinco minutos de atraso nas nossas conversas amorosas.” Pág. 160
“O sentimento amoroso é o mais culpabilizante. Pensamos, então, que todos os males do outro decorrem de nós. Pensamos, sempre no interior da loucura, por um movimento quase demiúrgico, que no coração do coração do outro estamos nós.” Pág. 198
"Minutos que gravamos na nossa memória no preciso momento em que os vivemos. Segundos que são a nossa futura nostalgia." Pág. 224

Para mais informações consultem a página da Editorial Presença:
http://www.presenca.pt/livro/ficcao-e-literatura/romance-romantico/a-delicadeza/?search_word=a%20delicadeza




Sem comentários :

Enviar um comentário