domingo, 17 de junho de 2012

TITANIC de Marina Tavares Dias - Editora Objectiva Novidade



Sinopse
No ano em que se assinala o centenário do naufrágio do Titanic, surge a primeira obra de um autor português sobre uma das grandes tragédias do século XX.
Um livro profusamente ilustrado, repleto de pormenores sobre o maior navio construído na altura: a existência de um navio “gémeo”, o Olympic, as grandes companhias construtoras e os seus proprietários, a sociedade da época, a vida no interior do navio, os “protagonistas”, os efeitos do naufrágio… detalhes inéditos daquele que foi considerado um dos maiores desastres do século XX.
Os que, em 1912, profetizaram que o Titanic era insubmersível não imaginaram como e até que ponto ele o seria – metaforicamente.

O navio mais célebre do mundo iniciou, na noite do naufrágio, uma longa viagem através do imaginário dos povos. Neste interminável percurso, assume tudo aquilo com que cada um de nós o aparelha dos seus próprios medos, das suas próprias causas e da sua própria alma. 

Demanda simbólica, também, de um século em que a humanidade tentou, sem sucesso à vista, reencontrar-se consigo mesma e com o significado da sua obra à face de Deus. 



Marina Tavares Dias nasceu e vive em Lisboa. 
É jornalista, fotógrafa, escritora e olisipógrafa. Nasceu em 1962 e, desde muito jovem, assinou nos jornais Diário Popular, Expresso e Diário de Lisboa textos e reportagens sobre a cidade, que cedo revelam uma conjugação da investigação apurada com a escrita cativante de quem fala para o grande público.
Em 1987 publica o seu primeiro livro Lisboa Desaparecida (volume I) que lhe vale o Prémio Júlio de Castilho. Ao longo dos 19 anos seguintes, continuando o itinerário lisboeta proposto pelo título, são editados mais oito volumes desta obra pioneira da olisipografia. Outras obras da autora sobre temáticas lisbonenses incluem: A Lisboa de Eça de Queiroz (2001), História do Eléctrico da Carris (2001), História do Futebol em Lisboa (2000), Os Cafés de Lisboa (1999), Lisboa nos anos 40 – Longe da Guerra (1998), Os melhores Postais Antigos de Lisboa (1995), A Lisboa de Fernando Pessoa (1991), Photographias de Lisboa 1900 (1989), Lisboa Misteriosa (2003). 
Além destes títulos, a autora especializa-se ainda na divulgação do Primeiro Modernismo, tendo editado obras sobre Mário de Sá-Carneiro e sobre Fernando Pessoa, além de ser responsável pela apresentação em Paris, na sede da UNESCO, da exposição comemorativa do centenário do nascimento de Mário de Sá-Carneiro (1990).

Sem comentários :

Enviar um comentário